Fique por Dentro

atualizado em: 14/05/2018 10:39:47

IPREF Guarulhos diversifica gestores da sua carteira de investimentos

todas as notícias

O processo de diversificação da carteira de investimentos no Ipref Guarulhos iniciado em 2017, continua durante este ano. Se antes a maioria dos recursos estava concentrada na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil, agora outras instituições independentes e especializadas estão recebendo recursos.

Segundo o diretor administrativo e financeiro do Instituto, Eduardo Augusto Reichert, “A intenção era reduzir a grande concentração que tínhamos dos investimentos alocados em Caixa e Banco do Brasil para conseguir maiores retornos”.

Uma das empresas de investimento independente que começou a receber aportes do Ipref Guarulhos este ano é a Western, que faz a gestão de dois fundos, um que realiza operações em renda variável denominado ‘long e short’, e o segundo chamado de IMA ativo. De acordo com Reichert, “A Wester é uma casa independente, sólida e de grande porte”.

Outra casa que poderá receber recursos para investimentos é a Vinci Partners que possui grande reputação no mercado. O processo ainda não foi definido oficialmente, mas já está com negociações bem adiantadas.

Outros investimentos

O Ipref Guarulhos mantém há alguns anos um fundo imobiliário na Rio Bravo, uma modalidade que passou por sérias turbulências devido a alta da taxa Selic que encareceu os financiamentos dos imóveis e diminuiu a procura, mas que está se recuperando com a retomada gradativa do setor de construção civil.

A casa AZ Legan também recebe investimentos do Ipref Guarulhos. Somando o montante distribuído nos gestores independentes, chega-se a quase R$ 9 milhões do patrimônio líquido do Instituto que é de R$ 70 milhões (quase 13% do total).

Resultados positivos

A opção por diversificar os investimentos em fundos independentes tem se mostrado positiva. Somente no primeiro trimestre de 2018 a rentabilidade da carteira de investimentos do Ipref Guarulhos foi de 4,08%, cerca de 215% da meta anual, formada pela a variação do INPC mais 6% ao ano.

Ainda, segundo Reichert, “Não adianta buscar gestores novos para fazer aplicações em fundos IMA ou DI. Para esse tipo de investimento os grandes bancos já possuem uma grade bastante completa, e pela escala que eles têm conseguem nos oferecer uma taxa de administração menor”.

Se a rentabilidade das casas escolhidas continuar positiva nos próximos dois meses, o Ipref Guarulhos buscará diminuir o risco da carteira com o provável aumento da volatilidade devido as eleições deste ano, pois cria um ambiente incerto até que seja definido o próximo presidente da república, afirma Reichert. A opção por reduzir a duration dos ativos de renda fixa e manter inalterada as aplicações em renda variável (representa apenas 5% do total) vão ajudar a manter os ganhos no ano, mesmo em períodos incertos, como este até as eleições, fala Reichert.
Fonte: Investidor RPPS